Loading...

TERAPIAS

A Dor Física ou a Dor Psicológica podem surgir em qualquer momento. A Hipnose Clínica é uma excelente resposta ao sofrimento emocional e ao controlo da dor física. De forma rápida e natural, evita (ou reduz) o recurso a fármacos. Destinada a pessoas de todas as idades, a hipnose clínica é uma técnica extremamente segura e eficaz no tratamento de diferentes problemáticas, nomeadamente:

– ansiedade, depressão, medos, traumas, luto, ataques de pânico, fibromialgia, disfunções dos sono (insónia, sonambulismo, bruxismo ou “ranger os dentes”…), perturbações alimentares (bulimia, anorexia, obesidade,…), perturbações de eliminação (enurese, encoprese), outras perturbações emocionais (bullying, mobbing, dificuldade em enfrentar desafios,…), assim como, na dor física, nas fobias, nos tiques e alergias (respiratórias, asma,…), nos vícios (tabagismo, álcool, jogo,…), entre outras.

A hipnose é ainda um excelente coadjuvante nos tratamentos de estomatologia, dermatologia, ortopedia, gastroenterologia, fisioterapia, …

A Psicologia estuda os Processos Intrínsecos (Pensamento e Emoções) e o comportamento humano.
Para além do atendimento clínico para tratar distúrbios do comportamento humano (Ansiedade, depressão, sentimentos de isolamento social, inseguranças, perturbações alimentares, enurese, encoprese,…), acompanha o processo de recrutamento e seleção profissional de empresas, faz o aconselhamento de carreira (orientação escolar, profissional, reconversão profissional) e a avaliação de condutores, entre muitas outras.

A Neuropsicologia estuda as relações existentes entre as diferentes estruturas do cérebro e comportamento humano. A neuropsicologia visa a identificação de alterações de funções cognitivas (como a percepção, a memória, a atenção, o raciocínio, o autocontrolo, a flexibilidade, a planificação, a motricidade, a leitura-escrita, as habilidades sociais, etc.) e a sua reabilitação.

A Neuropsicologia atua em áreas relacionadas com:

–  as Dificuldades ou perturbações de aprendizagem (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Perturbações Especificas de Linguagem, Dislexia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia, Dispraxia, Perturbação de Aprendizagem Não Verbal, Sobredotação,…)
– as perturbações com base neurológica (Perturbação de Espectro de Autismo, Síndromes genéticos, Prematuridade ou baixo peso ao nascer, Epilepsia,…)
– o dano cerebral adquirido ( traumatismo craneo-encefálicos, A.V.C., tumores cerebrais, efeitos secundários de quimioterapia e radioterapia,…)
– o envelhecimento normal, deterioração cognitiva, demências, doenças degenerativas.

A Psicopedagogia procura compreender o processo de aprendizagem e quais os possíveis fatores que conduzem às dificuldades de aprendizagem (escolares, profissionais, relacionais,…), diagnostiando e maximizando as capacidades individuais.

Áreas de intervenção:

a) Nas Necessidades Educativas Especiais (Deficiência Mental, Atraso Global do Desenvolvimento, Síndrome de Down, Autismo,…),
b) Nas Dificuldades de Aprendizagem Especificas (Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Discalculia, Dispraxia, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Perturbação de Aprendizagem Não Verbal, Sobredotação …) e
c) Nas Dificuldades de Aprendizagem (dificuldades decorrentes de obstáculos, interiores ou exteriores, que impedem a pessoa de realizar uma determinada aquisição).

A terapia com PNL (Programação Neuro Linguística) visa uma reestruturação dos processos neurológicos de forma a atribuir novos significados emocionais às experiências humanas.
Através da tomada de consciência de hábitos e processos mentais limitadores, a PNL visa tornar os comportamentos, hábitos e pensamentos mais saudáveis e eficazes, fortalecendo a identidade e facilitando a superação de desafios pessoais, familiares, profissionais e sociais que surgem no dia-a-dia.